origens

O NOME
A origem do nome Corinthians, vem de um time da Inglaterra, o Corinthian Football Club, que esteve jogando partidas amistosas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O nome do time inglês, fundado em 1882, foi em homenagem à cidade grega de Corinto.
Mais do que um dos grandes clubes ingleses do início do século, o Corinthian foi um dos maiores responsáveis pela difusão do futebol na América Latina. O belíssimo futebol apresentado nos amistosos em que disputou, impressionou inclusive aqueles cinco rapazes do Bom Retiro, que mais tarde fundariam o Corinthians Paulista.

Sport Club Corinthians Paulista foi o nome sugerido por Joaquim Ambrósio, provavelmente com a intenção de mostrar a seus companheiros que o novo clube um dia poderia se tornar tão grande e conhecido como o Corinthian inglês.

A CAMISA
O preto e o branco, que hoje simbolizam o Corinthians e identificam a paixão do torcedor, só foram adotados como cores oficiais do uniforme algum tempo depois da fundação. No início, o time de futebol usava camisas de cor creme, com frisos pretos nos punhos e golas. Após seguidas lavagens, o creme foi desbotando e a diretoria da época, sem dinheiro para a compra de um novo jogo de camisas, decidiu adotar o branco como a nova cor oficial do uniforme, ao lado dos calções pretos.

A partir daí, o Corinthians deu vida e pulsação à mais neutra combinação possível de cores. De lá para cá, o clube só abandonou o preto e o branco uma vez, jogando com camisas grenás (contra a Portuguesa), em homenagem aos jogadores do Torino, da Itália, mortos no desastre aéreo de Superga em 4 de maio de 1949. Em 11 de fevereiro de 1960, o Corinthians venceu o Universitário do Peru por 5 a 2, no Estádio Nacional de Lima, usando uma camisa idêntica à do Peñarol, do Uruguai, com listas pretas e amarelas.